Tired woman looking her eye bags in the bathroom.

4 dicas para prevenir o envelhecimento precoce da pele

A manutenção de maus hábitos, a ausência de cuidados com a pele e a má alimentação são algumas das causas mais comuns para o envelhecimento precoce da pele, um problema que costuma tirar o sono das mulheres.

No entanto, a partir da adoção de algumas práticas, esse problema pode ser prevenido ou combatido. Ficou interessado? Então, não perca tempo e continue a leitura.

1) Sempre retire a maquiagem antes de dormir

Em função de rotinas estressantes e do excesso de compromissos, é comum que o cansaço e a falta de disposição façam com que as mulheres não dediquem a atenção necessária à limpeza da pele e durmam sem remover a maquiagem.

Contudo, essa não é uma prática recomendada, pois contribui com o envelhecimento precoce da pele. Isso porque facilita o entupimento dos poros,  impede a renovação natural da derme e diminui a produção das fibras de colágeno e de elastina.

Dessa forma, sempre remova toda a maquiagem antes de dormir. Para acelerar a limpeza, utilize um demaquilante ou água micelar. Além de eliminar todos os resíduos, higienizam a pele, deixando-a mais saudável.

2) Use protetor solar diariamente

A importância do protetor solar é conhecida por todos. Porém, poucas pessoas já aderiram ao produto. A exposição constante e desprotegida ao sol promove danos cumulativos na pele, altera o DNA das células e favorece a presença de radicais livres.

Ainda, em decorrência desses prejuízos, a pele fica mais suscetível ao desenvolvimento de diversas doenças graves, como o câncer. Além disso, essa exposição é um dos principais fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Neste sentido, inclua o protetor solar na sua rotina, tanto em dias nublados quanto ensolarados. Ademais, ao adquirir o produto, escolha aquele que é mais adequado à sua pele e que ofereça proteção contra a radiação ultravioleta.

3) Hidrate-se

Para funcionar corretamente, o organismo depende da ingestão diária de, pelo menos, dois litros de água. No que se refere à pele, a desidratação torna as células mais rígidas, favorecendo o aparecimento de rugas e o ressecamento.

Entretanto, além da necessidade do consumo adequado de água, você também precisa inserir os cremes hidratantes na sua rotina de cuidados. Contudo, escolha um produto com as características ideais para sua pele.

4) Aposte nas máscaras faciais

No dia-a-dia, a pele é, principalmente, prejudicada pela radiação solar e pela poluição das grandes cidades. Neste sentido, investir em máscaras faciais é uma maneira eficaz de combater o envelhecimento precoce da pele, deixando-a mais saudável.

Ainda, aposte nas fórmulas que tornam a pele mais firme e que estimulam a produção de colágeno. Geralmente, esses produtos são à base de vitamina E, ácido hialurônico, retinol e até do próprio colágeno.

Portanto, com a leitura deste post, você conheceu as principais práticas que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Então, converse com seu dermatologista, descubra quais os produtos indicados para você e comece a cuidar da sua cútis.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp