woman is checking white hair while looking at the mirror

5 formas de retardar os fios de cabelo branco

Embora o cabelo branco seja um indicativo do avançar da idade, o seu aparecimento pode ser acelerado por fatores externos, como o tabagismo, alcoolismo, poluição e má alimentação. Neste sentido, é possível adotar hábitos que retardam o surgimento desses fios.

Quer saber mais sobre eles? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, você vai conhecer as principais formas de adiar o envelhecimento capilar.

1. Melhore a sua alimentação

Os alimentos que ingerimos exercem grande influência no funcionamento do corpo, inclusive no couro cabeludo. Isso porque o consumo ou não dos nutrientes necessários irá impactar diretamente na forma como o organismo trabalha.

No que diz respeito ao aparecimento do cabelo branco, a manutenção de uma alimentação balanceada pode oferecer o aporte nutricional necessário para que esse processo seja atrasado. A seguir, conheça os nutrientes que você precisa inserir na sua dieta:

  • vitamina B5: pode ser encontrada no fígado, brócolis, abacate e frango;
  • B1: está presente nos cereais integrais, leguminosas e uvas passas;
  • B12: carne bovina, cenoura e moluscos.

2. Controle o estresse

Uma das principais causas de envelhecimento precoce dos cabelos é o estresse crônico. Dessa forma, você precisa buscar alternativas para evitar situações que desencadeiam esse sentimento.

Assim, tente levar um ritmo de vida leve, mantendo uma boa alimentação, praticando exercícios, relaxando e aproveitando momentos de lazer. Com esse estilo de vida, você controla o estresse e conserva a juventude, retardando o aparecimento do cabelo branco.

3. Evite as altas temperaturas

O calor envelhece os fios de cabelos e a pele, tornando-os ressecados. Esse efeito colateral ocorre mesmo que você utilize produtos que protejam o cabelo. Dessa forma, evite o uso constante do secador, chapinha ou de tratamentos que coloquem os fios em contato com altas temperaturas.

Ainda, uma boa dica para evitar o avanço dos fios brancos é manter-se hidratado e fazer uso destes equipamentos por, no máximo, três vezes por semana. Com isso, você estará dando um grande passo para manter o aspecto jovial.

4. Proteja os fios da radiação solar

A exposição contínua e desprotegida ao sol traz diversos prejuízos para a pele, desde o câncer até o envelhecimento dos fios. Isso porque a radiação solar danifica o couro cabeludo, acelerando o processo de embranquecimento do cabelo.

Assim, para conseguir proteger os fios, você pode utilizar shampoos que ofereçam este tipo de proteção e consumir alimentos ricos em antioxidantes e vitamina B.  O uso de chapéus também é indicado, mas deve ser feito com moderação.

5. Pare de fumar

Poucas pessoas sabem, mas há uma forte relação entre o cigarro e a saúde do cabelo. Isso ocorre porque a nicotina presente nos derivados do tabaco se aloja nas paredes das veias, reduzindo a circulação sanguínea e dificultando a chegada de nutrientes no couro cabeludo.

Com isso, o fumo deixa o cabelo mais opaco, favorece o surgimento de pontas duplas, promove a queda e o envelhecimento precoce dos fios. Porém, basta parar de fumar para que todos esses malefícios sejam, gradualmente, eliminados.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu algumas das ações mais importantes para quem deseja retardar o aparecimento dos fios de cabelo branco. Então, se este processo é um incômodo para você, siga nossas dicas e desacelere esse envelhecimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp