Mature Beauty. Portrait of charming nude middle-aged woman touching her skin and smiling at camera, light background, panorama with empty space

Conheça os principais cuidados que se deve ter com a pele madura

Para ter uma pele saudável e longeva, ela precisa ser cuidada desde a adolescência. Porém, a partir dos 40 anos, a atenção com a pele madura precisa ser redobrada, principalmente em função da diminuição na produção dos hormônios femininos.

Neste post, você irá conhecer algumas das medidas mais eficientes para combater os impactos da ação do tempo sobre a cútis. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

A pele madura precisa ser hidratada

O consumo adequado de água é essencial em qualquer momento da vida. Contudo, no que diz respeito à saúde da pele, a água é uma das substâncias que mais atuam na prevenção aos sinais do envelhecimento.

Ainda, a baixa ingestão de água torna a pele mais seca, pois as células ficam enrijecidas e quebradiças. Assim, o surgimento de rugas profundas e das marcas de expressão é uma consequência natural.

Ademais, além de consumir, no mínimo, dois litros de água por dia, você também deve utilizar cremes hidratantes. Dessa forma, você estará amplificando a hidratação da pele, mantendo-a mais bonita e jovial.

Utilize produtos específicos para sua pele

Em função das muitas variedades de dermocosméticos e da ausência de orientação de um dermatologista, é comum que ao adquirirem um desses produtos, as mulheres acabem utilizando cosméticos que prometem atender a todos os tipos de pele.

No entanto, cada pessoa é um ser diferente. O mesmo ocorre com a pele. Enquanto em algumas pessoas ela é mais seca e fina, em outras é mais espessa, ou tem mais manchas, entre outras variações.

Neste sentido, aplique na sua pele apenas os dermocosméticos que foram desenvolvidos para ela. Geralmente, os produtos voltados para a pele madura contêm ativos voltados para o rejuvenescimento da pele, tais como, ácido hialurônico, retinol e vitamina E.

Aplique protetor solar diariamente

O uso do protetor solar é uma recomendação básica para pessoas de qualquer idade. Isso porque a exposição contínua e desprotegida ao sol pode promover alterações no DNA da pele e aumentar a presença de radicais livres.

Com isso, você ficará mais suscetível ao desenvolvimento de várias doenças, inclusive o câncer de pele. Então, para evitar esses prejuízos, invista em filtros solares com proteção UV e com um fator de proteção solar (FPS) maior ou igual a 30.

Ademais, diferente do que muitos imaginam, o protetor solar deve ser utilizado diariamente, independente do clima. A radiação solar, mesmo que em menor intensidade, está presente também nos dias nublados.

Não durma com maquiagem no rosto

Em decorrência do grande número de compromissos e do cansaço diário, é comum que as mulheres acabem dormindo sem remover toda a maquiagem do rosto. Porém, o que parece ser um hábito inofensivo, pode prejudicar consideravelmente a saúde da cútis.

Assim, para preservar o aspecto saudável da pele madura, sempre retire a maquiagem antes de dormir. Para facilitar esse processo, você pode utilizar a água micelar, um composto que elimina as impurezas, tonifica o tecido e regenera a pele.

Portanto, se você não sabia como cuidar da sua pele, agora não tem mais desculpas. Embora não seja possível evitar a ação do tempo, ela pode ser controlada. Então, não perca tempo e adote todos os cuidados necessários com a pele madura.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp