Casual cheerful woman with eyeglasses smiling at camera on cream background. Close up of happy young woman laughing with eyeglasses. Beautiful natural girl having fun with closed eyes showing a big grin.

Quais os cuidados com a pele devo ter depois dos 30 anos?

A pele é o maior órgão do corpo humano e, entre outras coisas, funciona como uma barreira de entrada para os microrganismos. Embora os cuidados com a pele precisem existir durante toda a vida, é a partir dos 30 anos que eles precisam ser redobrados.

Contudo, você sabe que cuidados são esses? Então, não deixe de ler este post. A seguir, listamos as principais medidas que você deve tomar a partir desta idade.

Crie o hábito de higienizar a pele

A limpeza da pele deve ser um hábito estabelecido desde a adolescência. Porém, se você chegou aos 30 anos sem tê-lo desenvolvido, este é o momento de fazê-lo. Quando se fala em higienizar a pele, a ideia é ir além daquela limpeza rápida durante o banho.

Ainda, para ter uma pele saudável e rejuvenescida, você precisa limpá-la profundamente por, pelo menos, duas vezes por dia. Para fazer esta higienização, é necessário  utilizar um sabonete específico para o rosto e para sua pele, dedicando um tempo exclusivo para esta tarefa.

Mantenha a pele hidratada

Outro importante cuidado com a pele é a hidratação. Ao criar uma rotina de limpeza e investir no uso de hidratantes, o tecido cutâneo fica mais firme e iluminado. Além disso, esse hábito combate o ressecamento da pele e previne o surgimento de rugas e descamações.

Entretanto, para obter esses benefícios, utilize cremes próprios para o rosto, mão e corpo, e também faça a ingestão diária adequada de água. Ao aplicar o hidratante, dê maior atenção às áreas que foram mais expostas ao sol durante o dia.

Estimule a produção de colágeno

Uma das consequências do envelhecimento é a diminuição na produção de colágeno, substância responsável por manter o aspecto jovial da pele. Dessa forma, é imprescindível buscar alternativas que estimulem o organismo a retomar a sua produção.

Para isso, você pode utilizar produtos que ofereçam este benefício, como é o caso dos cremes que contêm ácido hialurônico, retinol, vitamina E e/ou o próprio colágeno. Com isso, você mantém os cuidados com a pele, combate os radicais livres e ameniza o aspecto envelhecido da cútis.

Aplique protetor solar diariamente

O uso de protetor solar é uma atitude básica para quem não deseja sofrer com os efeitos negativos dos raios solares sobre a pele. Por isso, deve ser um hábito iniciado quanto antes. A partir dos 30 anos, se torna uma medida obrigatória para quem deseja combater o envelhecimento.

Ainda, um bom filtro solar é aquele que oferece proteção contra os raios UV e que tenha o FPS ideal para sua pele. Assim, você evita as manchas solares, rugas, linhas de expressão e até o câncer de pele.

Tenha uma alimentação balanceada

Embora não seja um cuidado específico com a pele, a alimentação exerce grande influência na saúde do tecido cutâneo. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas, e minerais contribui para a manutenção de uma pele saudável.

No entanto, o inverso também ocorre. Uma dieta rica em carboidratos, gorduras e açúcares favorece a instalação de processos inflamatórios que se refletem na pele. Assim, para ter uma aparência jovial, cuide da sua alimentação.

Então, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos principais cuidados com a pele que precisa inserir na sua rotina. Portanto, converse com seu dermatologista e descubra quais produtos são mais indicados para sua pele.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp